quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

"Um catavento de tentáculos de náutilo dissolve-se em chispas no meu humor vítreo enquanto gigantescas estruturas gramaticais arcaicas se encaixam, o Aklo não é uma droga. Não existe drogas psicotrópicas capazes de fazer a metade disso.... Aklo é uma língua." - Neonomicom;



Sabe aquela faixa que diz "desaconselhável para menores de 18 anos", normalmente desde meu 13, 14 anos sempre li quadrinhos que tinham em seu verso essa marcação, e nenhum deles nunca me surpreendeu. Mas Neonomicon, faz jus a essa censura, se eu tivesse lido essa mesma hq com meus 13~14 realmente teria ficado bem impressionado, até mesmo chocado com oque é mostrado. O cara não brincou, com o roteiro, e fez uma Graphic Novel para adultos (não aconselho deixar seus filhos lerem isso), com uma escrita que se mostra de difícil digestão em certas partes, e com um roteiro creio de sexo, violência, drogas, e uma ótima homenagem é isso que acontece quando você da liberdade de escrita a Alan Moore.

Após uma serie de assassinatos, de características iguais, mas sem nenhuma relação entre os assassinos, um agente do FBI, especialista no que se diz a Teoria da anomalia entra no caso para tentar solucionar. Ele é levado a acreditar que esses assassinatos na verdade vem desde muito antes, um culto dito "satânico", que atua de

sde os anos 20 nos estados unidos com as mesmas características nos modos de cometer os assassinatos. Quando consegue descobrir o segredo, desses casos ele por algum motivo, fica "louco" e comete dois assassinatos, com as mesma características dos que ele mesmo investigava. Desde o começo pensei que este era o personagem principal, que a trama de 180 páginas ia se relacionar profundamente nele, mas estava enganado. Ele era apenas um peão para te introduzir, a trama que Moore estava criando. Logo as atenções do FBI se voltam ainda mais para estes casos em particular, dois outros investigadores são enviados para o caso, e a partir deste pontos, eles são levados a vivenciar o extremo horror que eles poderiam imaginar, até chegarmos a um desfecho, digno de lovecraft.


Moore realmente coloca as obras de H.P como parte da história, dizendo que os assassinatos tem relações com seus livros e a tudo que ele escreveu sobre sua mitologia Cthullhu, e até mesmo o tão estranho necronomicon é citado. A parte mais interessante que é Morre coloca você para pensar na seguinte situação "E se os assassinatos, e as histórias e os cultos que se seguiram, não foram baseados em lovecraft, e se na verdade lovecraft baseou seus livros, e sua mitologia cósmica em algo que ele vivenciou, ou descobriu"


Esta é uma história que qualquer Lovecraftiano, amante de ficção, ou colecionador de quadrinhos deve ler, até mesmo pessoas que não entrem nessa classificação, mas gostam de quadrinhos, e querem sair um pouco do mainstream de super-heróis. Com uma história totalmente adulta, que envolve, sexo, violência e ocultismo com diversas citações a diversas obras baseadas em algum ponto da mitologia de HP. 


                                 

Nota : 9/10
Preço de capa : R$ 24,90 
Editora : Panini Books

0 comentários:

Postar um comentário