domingo, 23 de março de 2014

É um grande impacto os dois primeiros itens que você encontra nessa HQ, primeiro na contra capa você lê a frase "A mais aclamada saga desde watchmen!" e depois quando começa a ler o prefácio encontra nada mais nada menos que as introdução de Neil Gaiman, bem temos ai então um combinação de fatores que inicialmente trazem a tona oque talvez seja um ótimo quadrinho para se ler.
Na introdução Gaiman leva ao leitor a seguinte afirmação "Uma história com começo, meio e fim", pode parecer uma ideia meia óbvia demais para as pessoas mas aos que acompanham o mercado de quadrinhos internacionais, das maiores editoras do mercado sabem o quanto é difícil pegar uma história que durante sua narrativa ela não receba uma descontinuidade, história que mudam e sofrem mudanças de acordo com o sabor da vontade do público, não incomuns são as vezes que encontramos um escritor que consegue conceder a ideia inicial de algo, e continuar com ela, desenvolvendo uma história com uma linha de temporal que se molda a história e não ao público, desenvolvendo assim oque Gaiman nos diz como "começo, meio e fim".

Um pouco mais sobre a obra:

Criada por J. Michael Straczynski (escreveu séries como Babylon 5), quando teve a ideia de escrever Rising Stars já sabia como a história iria terminar antes mesmo de saber como ela deveria começar, e é claro que soube muito bem como desenrolar ela até chegar ao sim grand finale
A série se passa em um mundo quase igual ao nosso, com a diferença de que, nos anos cinqüenta, um meteoro caiu em Pendleton, uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos, banhando suas casas de radiação. Naquele instante, uma centena de crianças estava na barriga de suas mães. Anos mais tarde, estranhas manifestações ocorrem com elas. Poderes sobre-humanos como superforça, habilidade de voô, manipulações de energia e levitação surpreendem os habitantes da outrora pacata localidade. Isso alerta as autoridades para a existência de uma nova raça capaz de ameaçar a segurança nacional. Operando em segredo, o exército cria uma espécie de acampamento de verão para os Especiais de Pendleton. Seu intuito é o de catalogar e explorar os poderes de cada um deles. Crescendo juntos, os pequenos valem-se, então, de brincadeiras infantis para conhecer os dons uns dos outros. 
A partir desse momento existe uma imensa gama de heróis que o autor pode explorar para colocar em sua trama, mas ao passar dos anos as pessoas modificadas por causa desse meteoro começam a ser assassinadas uma por uma, sem que ninguém saiba por quem ou porque, é então que temos o verdadeiro inicio da série. Então temos um pouco da ideia cinematográfica da carreira de Straczynski se mostrando onde ele passa a demonstrar grande foco nos super poderes dos personagens mostrando como eles moldam os personagens. 


Os seguintes arcos das histórias começam já em um ritmo acelerado e cada página da um foco maior a um personagem situação ou momento, em que são feitas mais e mais perguntas para o leitor, e é colocado em "X" as perguntas que são a base para a criação desta obra "Oque realmente define um herói", "Pode alguém com super-poderes querer apenas uma vida normal" e "Qual seria o impacto na humanidade caso super-poderes realmente fossem uma realidade na vida das pessoas". Estas perguntas são respondidas de formas diferentes e cada leitos pode acabar tento uma interpretação diferenciada sobre essas questões em questão, levando passa uma resposta mais pessoal ou universal dependendo da visão que elas terão de cada um dos acontecimentos do enredo.

Sobre a arte:

Há aqueles que dizem que o ponto fraco desta história é a arte, mas eu durante a leitura estava me preparando para o pior, mas acabei não entendo o porque, a arte é muito boa em todas as histórias, um artista ou outro acaba pecando um pouco em alguma página, ou a pintura de uma cena ou outra perde um pouco o foco e se torna difícil entender oque estão acontecendo, mas como um todo é uma arte muito bonita, os extras no final ainda tão um extra com artes conceituais e as capas das edições americanas e algumas artes de personagens muito legais. 

Sobre a edição e considerações finais:

No quesito trazer bons materiais para o mercado brasileiro, que muitas vezes sente falta dessas edições de luxos em mais material a Mythos consegue trazer sempre A edição para colecionadores, a editora já tinha começado a lançar Rising Stars alguns anos atrás em formato capa cartão e acabou parando, oque nesse momento eu vejo que foi uma ótima iniciativa pois mesmo sendo bom se tivéssemos o acesso a esse material antes, eu preferiria esperar um pouco para ter uma edição digna a esta obra.

Mesmo não importando muito qual seu veredito final, é uma HQ que vale a pena ser lida, e compartilhada há aqueles que dizem que como todo trabalho do Straczynski ela começa muito boa e termina fraca nesta minha análise eu vejo de um ponto diferenciado, onde cada leitor vai ter uma análise pessoal muito diferente do próximo, gostando em alguns aspectos ou odiando por outros, por isso vale a compra.

Notas

História: 9/10
Edição: 10/10
Editora: Mythos Editora
Preço: R$134,00

Onde comprar:

http://goo.gl/VzZl3P
http://goo.gl/94nkeJ