terça-feira, 15 de abril de 2014

O Processo é um livro escrito pelo célebre escritor checo, Franz Kafka, lançado em 1925, um ano após a morte do autor, e tanto tempo depois O processo é trazido em forma de quadrinhos lançados em tantos outros países e agora, nos é proporcionado pela editora Veneta. 

Resenha

Tido por muitos como um dos maiores romances do século XX, o enredo apresenta Josef K., um funcionário do alto escalão de um banco, que ao acordar no dia de seu aniversário de 30 anos se vê detido dentro da pensão onde mora, com dois vigias a sua guarda, monitorando seus movimentos e o impedindo de ir trabalhar. A princípio, K. pensa se tratar de uma brincadeira ou uma peça imposta pelos amigos do banco devido ao seu aniversário. No entanto, ao perceber a confusão em que se encontra, K. começa a se sentir incomodado e a exigir explicações sobre o que de fato estava acontecendo. Essa situação de indefinição e angústia de K. permeia toda a história.


Os dois vigias explicam a K. que também não sabem do que se trata, só estão cumprindo ordens. E que ele deveria aguardar maiores informações de um representante. Os vigias forçam K. a vestir sua melhor roupa ao ir de encontro com tal representante, porém ao indagar o mesmo sobre o porquê de tudo aquilo, K. é informado que está sendo processado, porém não é possível dar maiores detalhes sobre seu processo, como informações essenciais sobre o que ele está sendo acusado. De qualquer forma, K. deveria seguir sua vida social e profissional normalmente, enquanto respondia ao processo, comparecendo sempre que lhe fosse solicitado aos tribunais cabíveis.

K. vê a situação toda como um imenso absurdo e procura explicações dentro da pensão onde mora sobre o surreal fato ocorrido, porém sua inquilina a Sra. Grubach parece não querer conversar muito com ele, se mostrando por vezes condolente, por outras impaciente quando importunada por K. Já a outra moradora de quem K. se aproxima, Sra. Bürstner também se mostra pouco interessada em ajudar K., no entanto, ela lhe diz que trabalha num escritório de advocacia, o que muito lhe interessa, já que esta poderia auxiliá-lo no decorrer de seu misterioso processo. De qualquer forma, K. teve poucas chances de voltar a conversar com ambas senhoras e lhes deu cada vez menos atenção, muito devido ao fato das duas se mostrarem pouco solícitas a sua causa.

Durante o primeiro interrogatório, K. após alguma dificuldade em achar o lugar do tribunal, chegou sem saber também ao certo o horário em que deveria comparecer. O tribunal ficava numa espécie de cortiço, numa sala de difícil acesso, onde todos falavam alto, alguns de pé, outros sentados. K. ao se apresentar, é informado de que está atrasado, e fica revoltado, dando uma explicação muito revoltada sobre a forma absurda como foi acusado, a maneira confusa como estava sendo conduzido esse estranho processo e acusou a todos de quererem lhe extorquir, entre outras afirmações agressivas. A postura de K. deixa a todos atônitos, porém não tem o efeito que ele esperava, pelo contrário, ele recebe um sermão pelo comportamento hostil e é retirado do tribunal, após isso ele realmente percebe que este processo é algo que ele deve ser levado a sério, e de diversas formas começa a tentar se ajudar com os contatos que ele tem, o quadrinho então começa a ficar extremamente rápido, e as sequências dos fatos, vão seguindo um rumo que não há pausas uma ação após a outra. K começa a ficar louco, perder a noção do que para ele é verdade ou não, ele começa a fazer de tudo para entender o processo. 
No final da HQ, K. vai a uma catedral encontrar um cliente, porém este não aparece e K. acaba se encontrando com um sacerdote, que trabalha para o tribunal e tem conhecimento sobre o processo de K. Ele passa um sermão em K, por ele não estar se dedicando como deveria ao processo, agindo de certa forma com prepotência diante da causa. K. já muito cansado ainda tenta extrair do sacerdote alguns pormenores, mas este, como todos os outros se mostra hostil e autoritário, num comportamento claramente favorável ao tribunal, ele volta para casa e após um tempo no seu aniversário de 31 anos seu julgamento finalmente acaba.... Mas de que forma? Bem é necessário você ler para entender, e descobrir.

Considerações

Kafka é considerado um dos maiores escritores do século 20, e o processo é uma obra inacabada, ou seja é difícil saber com certeza qual era o seu interesse, quando escreveu esta história, talvez ele simplesmente queria que as pessoas pensassem e cada um chegasse as suas conclusões. Existem diversos trabalhos, teses, e tantos outros artigos, que tratam dessa história, e cada uma dela cria e remonta diferentes teses sobre a história, sobre o que é o "Processo", que durante a HQ você observa que não é algo exclusivo de K.
Vale muito a pena a experiência de ler essa HQ e poder tentar decodificar a história a sua própria maneira, entender a mesma, se perder com os desenhos que são um ponto peculiar a parte, dando um ar de loucura a cada página que você vira.

Notas

História: 10/10 (Ganhou está nota exatamente no ponto que citei a cima, em você poder tentar decifrar o seu próprio processo.)
Arte: 7/10 (Mesmo sendo uma arte que combina bem com o desenho, ela não é das melhores, o traço é muito definido, é uma história escura e com isso o desenhista soube como criar o clima)
Edição: 7/10 (Veneta fez um trabalho muito legal em trazer esse tipo de produto, pois saindo do mainstream duvido muito, que alguma outra editora tivesse a coragem de trazer esse tipo de material)
Editora : Editora Veneta 
Preço: R$34,90