segunda-feira, 12 de janeiro de 2015


Poucos escritores no passar dos anos deixaram marcas profundas que iriam influenciar gerações mesmo depois de sua morte, e foi isso que mesmo sem nunca ter se dado conta sobre o tamanho do universo que estava criando Lovecraft acabou por fazer. Durante sua vida seus contos eram publicados em revistas pulp de ficção e terror de sua época, não tinha muito reconhecimento, depressivo tachado de louco e racista. Após sua morte se tornou nada mais que um ícone, um Elder God do horror criando não só uma legião de fãs como também uma mitologia explorada até hoje.

É muito mais fácil ser um mero fã de lovecraft do que escrever sobre sua mitologia seja por  pouca quantidade de diálogo, ou estranhas formas de descrição, as interpretações totalmente pessoais de suas criaturas torna o trabalho de transposição das páginas de um livro para as de uma HQ um trabalho árduo, mas uma coisa sempre imaginada por aqueles que escrevem sobre são os sinônimos cósmicos por trás de suas inimagináveis criaturas, que por suas magnitudes transformam a existência humana em algo insignificante. Logo aqui está uma lista de 10 HQ's que deixariam o deus do horror orgulhoso do legado que deixou para o mundo.

"Vale a pena ressaltar que a maioria das histórias que vão ser citadas não foram traduzidas para PT-BR logo se você se interessar é possível as achar por scan mas apenas em Inglês."



10. Colder


Após o aparecimento da Nimble Jack , uma criatura humanóide misteriosa que festeja a insanidade , a temperatura do corpo dw Declan inexplicavelmente começa a cair. Ele também percebe que seu poder de entrar na mente pacientes psiquiátricos, ele começa de alguma forma a enxergar suas insanidades. A insanidade e criaturas que brincam com mentes foram alguns dos preferidos de Lovecraft, e ambos são plenamente realizados aqui. E começamos a ver uma nova ideia de fim dos tempos o suposto "Mundo com Fome".

9. The Chronicles of Dr. Herbert West




O conto de 1922 “Herbert West – Reanimator” talvez um dos mais conhecidos de lovecraft teve uma versão para o cinema em 1985, o filme não é dos melhores e teve se limitar muito a visão da história, já na HQ's com uma liberdade maior temos uma história  mais detalhada, vemos o Dr. West que saiu do colégio para a faculdade de medicina que se alista para o exército com o propósito de ter acesso de forma mais fácil a cadáveres para suas experiências de tentativa de desafiar a morte.


8. Neil Gaiman’s Only The End of the World Again



Essa é uma história adaptada do conto original do lobisomem de Lawrence Talbot, para o sobrenatural de Lovecraft. Naturalmente, os habitantes de uma pequena cidade estão envolvidos em um ritual para invocar Chullhu e o pobre Larry se encontra bem no meio disso tudo, na história de Lovecraft que tem relação com essa "The Shadow Over Innsmouth", a cidade é cheia de pessoas com repulsivas hibridas de peixe e humanos que fazem sacrifícios para uma raça de criaturas marinhas em troca de ouro.

7. Locke & Key



O épico de terror de Joe Hill, segue as histórias dos irmãos Locke, que se mudam para uma casa com sua mãe logo após a morte de seu pai. A velha casa está cheia de chaves mágicas e fechaduras que abrem portais dimensionais, inspirada no conto de Lovecraft chamado "The Silver Key"

6. The Squidder



Prontos para mais uma enxurrada de tentáculos e loucura ? O Squidder é um cara extremamente durão no melhor estilo mad-max em um mundo pós apocalíptico infestado de monstros "lulas", criaturas das profundezas, escrito, desenhado e colorido por templesmith a HQ te leva do grotesco ao arrepiante ao virar de uma página, Templesmith escreve sobre o poder destrutivo que criaturas de outras dimensões poderiam ter sobre a terra.

5. Fatale




Ed Brubaker está acostumado a escrever sobre Ficção e suspense policial com um toque Noir, mas quem foi que disse que no meio dessas história não se pode colocar uma quantidade gigante de monstros, demônios e é claro tentáculos essa sem duvida é a HQ mais estranha de toda as 10 mas não deixa de perder seu brilho, pois mesmo tendo um enredo no minimo curioso, acaba desenvolvendo uma história interessante e com desenhos que casam com o clima do começo ao fim.


4. Fall of Cthulhu



Agora vamos nos obscuros confins do mar, para os portais mais distantes de todos os mitos de HPL O chamado de Cthulhu foi um dos mais conhecidos e a sua criatura principal a que da nome a história Cthulhu hoje faz parte da cultura Pop em diversas mídias E aqui nós temos uma releitura desse conto com toda uma base mais atual mas seguindo os mesmos princípios do que Lovecraft escreveu.

3. The Wake

Uma das maiores surpresas para o universo das hq's de suspense foi a criação de Scott Snyder e Sean Murphy. Quando a bióloga marinha Lee Archer é convocado pelo Departamento de Segurança Doméstica para prestar auxílio contra uma nova ameaça, ela se recusa, mas logo percebe que eles não aceitam uma negativa. De repente ela está nas profundezas do Círculo Ártico, numa plataforma de extração de petróleo secreta onde descobriu-se algo tão milagroso quanto aterrorizante, das hqs aqui colocadas essa foi a única que não li até agora esperando a versão que a Panini vai trazer dela, mas ao que tudo indica tem todos os ingredientes para ser uma ótima história.

2. Neonomicon

Em terceiro lugar da nossa lista temos uma hq que em diversos pontos chega a beirar o grotesco, que nada mais é que a base de criação de Lovecraft, não é surpresa que HPL é uma influência de um das maiores lendas dos quadrinhos Alan Moore, vemos dois agentes do FBI que acabam se encontrando em meio a uma investigação que os leva a um culto da Nova Inglaterra, a ordem de Dagon, onde vemos um mix de rituais grotescos de invocação de uma raça de Homens-Peixe. Todos os elementos de criação que Moore adora trabalho existe nas obras de Lovecraft oque faz dele um exímio criador de história sobre tal mitologia.

1. Hellboy

Dos monstros espaciais e entidades de outros universos até as criaturas sapos a grande influência de lovecraft tem feito parte das criações de Mike Mignola desde o começo de sua carreira vemos isso não primeira história do Vermelho onde a doentia insistência de invocar Ogdru Jahad ( o Dragão do Apocalipse) de sua prisão eterna. Ogdru visivelmente é moldade por diversos mitos de Cthulhu depois que invocado ele traria a destruição para a terra, tais como as criações da ideia de fim do mundo de HPL vemos em uma das muitas descrições das criaturas que ameaçam o mundo no universo de Mignola, como o ser humano é insignificante perto de outras entidades que residem em diversos planos.