terça-feira, 7 de abril de 2015



Desde os primórdios da humanidade, pessoas são conhecidas por seus erros e falhas. Nem mesmo os mais talentosos, de qualquer área que seja, estão livres do peso que é a palavra “falha”. Atualmente, uma das maiores empresas de colecionáveis ativa, é a Sideshow Collectibles, produzindo desde         Action Figures em escala 1/6 até estátuas e réplicas em escala 1/1. Já apareceu em vários programas televisivos famosos, fazendo propagandas, tendo entre eles, como o mais famoso, a série The Big Bang Theory. Porém, por mais talentosa e grande que seja a empresa, será que ela está livre de falhas em seus produtos? Claro que não! Então, por isso caros leitores que é trago até vocês uma lista das 10 Piores peças da Sideshow. 
Foram feitas várias pesquisas em fóruns e grupos de colecionadores em redes sociais para que se tivesse uma maior abrangência e diversidade de opiniões quanto ao assunto e se chegasse a um consenso quanto à lista, mas na lista, em alguns casos, ainda predomina-se com maior influência a opinião do autor. Segue a lista: 


Nathan Drake sixth scale figure



A impressão que se têm quando se olha para esse Drake é que ele está com alguma doença ou deformado de alguma forma. Isso graças a um mau acabamento e má pintura que lhe concedem um aspecto bastante desmotivador. O tecido escolhido também não é dos melhores, e por mais que seja o menor dos problemas da peça, ela possui um tecido mais grosso do que deveria e um caimento bastante mal planejado. 

A prova que uma boa foto deixa qualquer um bonito.


Scarface Premium Format



Não é preciso muito para ver que nesta peça não foi aplicado muito carinho na criação, tanto na escultura quanto na pintura. Detalhes que diferenciam MUITO a estátua de seu modelo original marcam esta peça. Uma pintura atrapalhada e uma escultura mal feita prejudicam muito o aproveitamento de detalhes, causando bastante decepção no público em geral.




Superman sixth scale figure


Uma head mal feita e corpo nada semelhante ao personagem dos quadrinhos fazem com que esse Superman entre em nossa lista. Um corpo magro demais com um tecido nada favorável fazem com que o aspecto do herói fique bastante estranho, completando-se, ainda, com um rosto mal pintado e, até mesmo, um pouco deformado. 





Indiana Jones Pursuit of the Ark



Uma peça que verdadeiramente decepcionou a muitos colecionadores. Para aqueles que acompanharam desde o início da sua concepção, pensando em pre-order apenas vendo a escultura, antes da pintura, tiveram uma surpresa imensa. Algo que parecia promissor mostrou-se um dos maiores fracassos da Sideshow. Uma pintura horrorosa e atrapalhada marca esta peça, não se salvando nem a head do aventureiro e nem da sua montaria. Erros grosseiros em detalhes muito aparentes fazem com que a peça torne-se verdadeiramente perturbadora ao aproximar-se. 

Tinha uma dessas na CCXP e cara... ao vivo é ainda pior




Snake Plissken sixth scale figure


Com um cabelo um tanto quanto feio e detalhes faciais nada admiráveis, tanto a escultura quanto a pintura da peça, Snake entra em nossa lista sem que se pense duas vezes.


Esses colecionadores....


The Godfather Premium Format


Don Corleone mantém-se elegante até mesmo em sua estátua, tendo um tecido lindo e com caimento perfeito, porém, com um rosto que mostra detalhes extremamente diferentes do ator usado como modelo. A peça não pode de fato, ser dita como mal feita generalizadamente, porém com um rosto de qualidade bastante duvidosa, a peça mostra-se digna para nossa lista. 




Logan Premium Format



Deve-se admitir que um desconto deve ser dado para esta peça, pelo simples fato de ela ser a primeira da linha Premium Format feita pela Sideshow. Porém, com detalhes que fazem da peça bastante feia em alguns aspectos, ela não poderia escapar de nossa lista. A maior dificuldade da empresa para esta estátua está claramente, em seu tecido, que ficou grosso demais e com detalhes igualmente grosseiros.




Rogue Premium Format


Mais uma linda escultura que foi estragada por sua pintura. Em geral, a Rogue Premium Format é uma peça linda e bem feita ... pelo menos em sua escultura, pois uma pintura nada caprichada estragam os melhores detalhes do rosto da mutante. Nada que um bom customizador não dê conta de consertar, porém em geral, analisando em sua forma mais crua, a peça entra com méritos para nossa lista.




Frodo Premium Format


Parece que usaram Andy Serkis como Gollum para o modelo desta peça do que o próprio Elijah Wood. É muito difícil pensar que foi aprovada pela empresa uma peça em que foi mal feita tanto em escultura e pintura quanto em tecido. O que salva a peça e que mostra-se realmente muito bem trabalhada em toda a linha Premium Format de O Senhor dos Anéis, é a base, que particularmente, está melhor do que a estátua em si.



Superman; Man of Steel Premium Format


Com um corpo e tecido bem feitos e até mesmo impressionantes, a estátua torna-se uma grande decepção quando se analisa mais friamente o seu rosto, com uma pintura nada favorável e bastante mal feita. 



Sideshow, em geral mostra-se uma excelente indústria de colecionáveis, seja para esculturas, pinturas ou qualquer outra coisa do ramo, criando e vendendo peças de qualidade invejável e extremamente admirável, embora algumas vezes ela se mostre uma excelente fotógrafa, enganando muitos clientes com uma qualidade extremamente precária de algumas peças e disfarçando com um bom jogo de luz e boas fotografias em bons ângulos.  Claro que seria algo relativo para todos em relação à beleza de cada peça, fazendo com que nenhuma de suas peças, por mais que possua detalhes feios para alguns, seja irrelevante para todos, pois o que foi analisado no texto é em relação a detalhes específicos e mais aprofundados, o que não faz com que nenhuma das peças acima seja FEIA de fato.
 Como colecionador, posso dizer que a Sideshow é atualmente, minha empresa favorita de colecionáveis, principalmente na linha Premium Format, porém assim como qualquer empresa do ramo, ela tem suas pérolas, que não tem como passarem despercebidas pelos colecionadores. Por mais que ultimamente parece que tenha aumentado o número de peças com qualidade duvidosa da empresa, ela continua firme e forte no mercado, impressionando com bastante frequência. Recomendo fortemente a empresa para qualquer um que esteja atrás de uma peça de coleção, seja sua primeira ou centésima, mas, assim como aconselho, também alerto, cuide muito com o que irá pegar e analise friamente cada detalhe, não apenas da fotografia da empresa, mas também de outros colecionadores que as divulguem em fóruns e afins. Boa sorte e boas aquisições!