quarta-feira, 6 de maio de 2015


  


Sinopse:

"Um garoto americano de 16 anos relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois, revela tudo o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?"

Análise 

Bom, eu poderia escrever longas e numerosas páginas falando do quanto considero este livro, seja por tê-lo ganho de alguém especial (obrigado Sofia <3), seja pela sua história fantástica e envolvente. Mas como o espaço é limitado, vamos lá.

O Apanhador No Campo de Centeio é um romance escrito por J. D. Salinger, sendo publicado pela primeira vez em 1951. Considerada uma das obras mais importantes do século 20, marcou e até hoje vem marcando fortemente as gerações de jovens. A grandiosidade da obra deve-se à sua banalidade, vista de um ponto diferente do que estamos acostumados.

O livro mostra um final de semana na pele do jovem Holden Caulfield, que após ser reprovado, e consequentemente expulso (pela quarta vez) do colégio interno Pencey, resolve voltar mais cedo para casa. Nesse trajeto de volta ele decide ligar para algumas pessoas à fim de receber conselhos e lamentar-se de sua vida e seus problemas, ficando uns dias vagando pela cidade, atingindo o ponto forte da obra que são os marcantes diálogos e lamúrias da personagem. Quando seu dinheiro acaba, Holden decide encerrar seu passeio por Nova Iorque e finalmente voltar para casa.


Um dos pontos mais singulares do livro é o modo como Holden enxerga a vida, sempre de mau-humor e com um sarcasmo ácido. Apresentando as dificuldades de um garoto de 16 anos em deixar a adolescência e entrar na vida adulta.

O livro possui três vozes narrativas: A de Holden com 16 anos, a de Holden com 17 anos relembrando os fatos e a de Salinger. Holden utiliza-se de muitas gírias, o que gerou impacto na sociedade na década de 50, onde os jovens não possuíam liberdade alguma.


Para finalizar, no que diz respeito ao título, Holden não conseguia encontrar seu papel na sociedade, ele se via como um apanhador no campo de centeio, impedindo as crianças de cair. Deixando claro os dois lados de sua personalidade, no momento em que ele se vê fracassado e ao mesmo tempo possui compaixão pelos mais fracos.


Ficha Técnica


 Tradução:
Álvaro Alencar
Antônio Rocha
Jório Dauster

Edição: 19ª
Ano: 2014
Número de páginas: 207
Editora: Editora do Autor
História: 8/10
Edição: 8/10