quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Muito bem meus caros, percebi que o conteúdo da Runic estava tão focado em resenha, resenha e resenha, que acabava enjoando um pouco (na realidade até eu estava ficando bem cansado da mesma ideia de ler resenha posta), então vamos dar uma variada legal e uma das coisas que eu sempre tive uma vontade tremenda é de falar de cerveja, isso mesmo a cultura de cerveja é algo muito amplo e bem mais complexa do que apenas aquela Skol que você toma no boteco da faculdade ou a Itaipava no churrasco da família, os vários estilos de cerveja e uma infinidade absurda de rótulos para se escolher dentro desses estilos criaram um novo hobbie bem legal e prazeroso: o "Cervejeiro", aquela pessoa que segue a frase do tradicional bebedor "Desde que descobri as cervejas artesanais, bebo menos do que antes, mas com certeza, bebo muito melhor."


Hoje em dia existem canais no youtube, e sites de verdadeiros sommelier's de cerveja que fazer uma análise bem mais profissional ao assunto, mas como esse é um blog bem nerd resolvi que seria bem mais interessante passar meu conhecimento com você, tudo que aprendi em dois anos bebendo e degustando boas e ruins cervejas. 

A história da cerveja.

A cerveja é realmente a bebida da humanidade, a mais de 10.000 anos o homem descobriu o processo de fermentação, vou deixar um pequeno trecho de um ótimo texto da bierland lá de Bluemenal falando desta história.
A primeira prova arqueológica referente à produção de cerveja vem da Suméria.
Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, assim imagina-se o surgimento de uma forma "primitiva" da cerveja, o famoso "pão líquido". Tudo isto data por volta de 6.000 A.C.
Por algum tempo os gregos e romanos passaram a dar preferência ao vinho, e a cerveja tornou-se a bebida das classes menos favorecidas, especialmente nas regiões sob domínio romano, e principalmente, entre germanos e gauleses. Foram os romanos que começaram a usar a denominação cervesia para a bebida, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.
Foi na Idade Média que a cerveja ganhou o sabor característico da que consumimos hoje. Os gauleses passaram a fabricá-la com malte, e os monges descobriram o lúpulo como conservante natural. [....] Leia o resto aqui: http://goo.gl/x0WdfB

Do que é feito uma cerveja.


O básico de uma cerveja:  água, malte, lúpulo e levedura -salve a errata para os estilos especificos que além desses ingredientes, mais diversos itens podem ser adicionados para criar um estilo ou uma característica especifica. 
E fácil de entender a função da água na cerveja, mas e quanto as outras ? 

Malte - É um cereal que passou por um processo de maltagem ou seja, um processo de fermentação controlada, para germinar, depois secar e dar a "vida" ao malte que conhecemos para fazer a cerveja. O principal cereal que pode ser maltado é a cevada. Isso se deve às características fisiológicas específicas da cevada que facilitam tanto a maltagem como a produção de cerveja. Do malte obtemos alguns componentes fundamentais ao processo de produção da cerveja, dentre eles estão: O amido, as enzimas, que fazem a quebra deste amido em açúcares menores, que servirão de alimento para a levedura durante a fermentação, e as cascas, que auxiliam na filtração do mosto.

Lúpulo - Nessa composição, o lúpulo exerce papel essencial por conferir o amargor e o aroma a muitas cervejas. A forma de utilização do lúpulo no processo produtivo varia de acordo com o estilo de cerveja fabricada, já que a quantidade e sua característica alteram o aroma e sabor do produto final. No processo de produção de cerveja, após a mostura e filtração do mosto, é iniciada a fervura. Nesta etapa é adicionado o lúpulo ao mosto cervejeiro. A principal finalidade da fervura é conferir o amargor do lúpulo à cerveja, e isto se dá através das resinas que são as substâncias que conferem amargor à cerveja.

Levedura - É responsável por transformar o mosto em cerveja, durante a fermentação. Já sobre os tipos de levedura, alguns levantamentos dizem que é possível encontrar aproximadamente 150 espécies, embora nem todas sirvam para a produção cervejeira. A escolha da levedura é o que vai determinar se uma cerveja será da família Ale ou Lager, por exemplo.


Degustação 

Essa é a melhor parte de beber cerveja, mas como se degusta - do modo correto - uma cerveja? Aqui vai uma lista de procedimentos passo a passo para fazer de sua degustação uma experiência completa. 

Instruções de como degustar uma cerveja

  1. Preste atenção desde o momento em que abre e serve a cerveja. O que você vê? O que você ouve? 
  2. Cheire a cerveja. Muitos dos aromas são bastante voláteis, portanto perceptívies por um curto período, então não perca muito tempo e busque logo suas primeiras impressões olfativas. O álcool é perceptível? Lúpulo e malte normalmente são os mais percebidos. 
  3. Observe a cerveja. Qual é a coloração? O liquido é claro, transparente? Como é o creme, ou a famosa espuma? Há muitas bolhas? De que tamanho elas são? O que acontece quando você inclina ou gira o copo? Você nota partículas suspensas ou então depositadas no fundo do copo? O líquido tem uma aparência cremosa ou mais líquida? 
  4. Cheire a cerveja novamente. Se necessário, gire levemente o copo para que o aroma se solte. O que voê nota? Que aroma predomina? Você sente flores? Ervas? Caramelo? Frutas? Que tipo de frutas? Lembra algum outro aroma que você conhece? Que odores desagradáveis você identifica? Atenção pois após 4 inspirações, os sensors olfativos já começam a ficar confusos e sua avaliação prejudicada. 
  5. Beba a cerveja. Antes de engolir, distribua por toda sua boca, para que tenha contato com toda a superfície da língua. Qual é o sabor predominante? É doce? Amarga? Azeda? Você sentiu álcool no final do gole ou então subindo para o nariz? Dedique um tempo para perceber as primeiras impressões. 
  6. Beba novamente. O sabor inicial mudou? Como é o final de cada gole? É doce, mas como o que? Caramelos? Chocolates? Frutas? É amarga, mas qual a intensidade e como se combina com o resto? Já experimentou algo parecido? Talvez gengibre, ou então algum tipo de erva? Ou então você nota um toque azedo de limão? Muitas são as possibilidades, inclusive de identificar sabores desagradáveis como remédio e carne. 
  7. Beba novos goles. É uma cerveja leve, para ser tomada em grandes quantidades num dia de sol, ou é uma cerveja mais encorpada, para dias mais frios? Você tomaria outra na sequência ou pra você é o suficiente apenas experimentá-la? 
  8. Agora tente notar o sabor que a cerveja deixou em sua boca. É um paladar agradável? É duradouro ou desaparece rapidamente? É seco? Amargo? Doce? 
  9. Reflita por alguns minutos. Você gostou da cerveja? O que mais te impressionou? É uma cerveja que você teria em sua geladeira? O que te faria pensar duas vezes antes de bebe-la novamente? Você recomendaria para seus amigos?
  10. Se você conhece um pouco sobre o estilo da cerveja, ou se tiver alguma referência por perto, o quanto a cerveja degustada se aproxima da descrição e características do estilo? Ela é melhor ou pior que outras do mesmo estilo que você já experimentou

Dicas para iniciar.

  1. Bebendo sem preconceito: O Grande problema de uma porcentagem da galera que se aventura nesse mundo de cervejas e afins é literalmente esquecer de suas raízes, ignorar aquela boa cervejinha que te deu boas vindas ao que hoje você conhece isso acontece principalmente quando começam a entender de receitas e composição de cerveja e descobre que boa parte daquela Skol de domingo é milho e arroz
  2. Julgue cervejas por o que ela representa: Com uma gama tão grande de variedade de cerveja, entenda que cada uma delas tem uma proposta diferente, então não compre julgue "ruim" uma cerveja que tem a proposta de refrescar esperando dela uma complexabilidade gigante de sabores e notas.
  3. Escolha estilos: Conforme você for bebendo e conhecendo estilos, tal como refrigerante ou suco de caixinha, acabar escolher os preferidos é algo que vai acontecer com o tempo, mas o que não se pode fazer é deixar de experimentar por preconceito.   
  4. Controle seu bolso: Acredite essa dica é tão importante quanto qualquer outra, conforme você for pegando gosto no hobbie, quando menos você perceber já vai estar gastando todo seu salário em cerveja, então estabeleça um valor x que você acha aceitável para o mês e bom proveito.
  5.  Registre suas degustações: Essa é a parte mais divertida de todo o processo, conforme for degustando, use um caderninho ( para os mais old school's) ou um dos diversos aplicativos disponíveis tais como - Untappd, RateBeer, Lokobeer, Pintley, Cervaonde, Eisenbahn, Bier Tab.
  6. Evite ser o chato da turma: Não é porque você bebê, uma trapista, que você é melhor que alguém que toma uma itaipava no sol durante um churrasco, não critique alguém por gostar de Stout, enquanto você acha que uma Red Ale é bem melhor, saiba debater e compartilhar opiniões, sem crucificar alguém por ser diferente. 
  7. Divirta-se : O melhor modo de degustar uma cerveja, é com amigos, cercado de pessoas que você gosta em algum lugar que te agrada. 
OBS: Usei o Guia de degustação do site Brejas, por ser o mais completo e bem mais simples do que eu estava tentando escrever 

Essa foi nova parte 1 da série de posts sobre cervejas, uma introdução bem completa para vocês nos próximos posts falaremos sobre estilos, harmonização e é claro cerveja no mundo nerd.

Cheers meus amigos. 

0 comentários:

Postar um comentário